Compras Inteligentes

Muito tem se falado do minimalismo, do armário cápsula, de versatilizar suas peças, economizar recurso natural e dinheiro e o que você tem colocado em prática no seu dia-a-dia?

Antes de comprar bem e corretamente, é preciso conhecer seu próprio estilo, seu corpo, saber exatamente como quer se comunicar com todos ao seu redor e, se souber suas melhores cores, melhor ainda!

Não tem nada de errado em comprar, afinal, fazemos a economia girar, com boas compras nos comunicamos melhor visualmente, dá um refresh no armário e um afago aos corações femininos (é verdade esse bilete! rs).

Mas comprar corretamente, com consciência, com objetivo, com planejamento visual e com a certeza absoluta que vai agregar em sua forma de se comunicar, não é tão simples. Deixo aqui alguns pontos antes de fazer a louca e comprar tudo pela frente:

Organização

Organize seu armário de forma a conseguir ver todas as peças. Malhas (peças que esticam) dobradas nas gavetas e empilhadas e tecidos planos (aquelas que não tem elasticidade) nos cabides. Por falar neles, procure ter todos numa única cor que facilita a visualização e uma peça por cabide para não esconder nada ao olhar. Setorize as roupas: calças com calças, bermudas com bermudas, terceiras peças todas juntas, vestidos e assim por diante. Armário organizado facilita muito a criatividade e economia de tempo ao se arrumar, fora nosso bolso, já que assim conseguimos lembrar tudo que tem lá no armário e, teoricamente, não gastaríamos com peças parecidas.

Foco

Tenha uma listinha de necessidades e desejos (que provavelmente será maior que necessidades ). Salve no bloco de notas do celular para sempre lembrar e focar nesta lista. Sua lista deve estar baseada em seu dia-a-dia, nas suas maiores necessidades e coordenando com o que já possui no armário. No momento da compra tente lembrar de pelo menos 4 itens que você já possui para uma coordenação vantajosa: pode ser um calçado, uma terceira peça, uma outra parte de complemento e acessórios. Só assim a compra será inteligente.

Diversifique

Tente sair da sua zona de conforto quanto a modelagens, cores, estampas e texturas. Mesmo marcas. Uma compra mais consciente também pode ser interessante para ter opções de peças que são fora do seu “arroz com feijão” de sempre. Claro que dentro do seu estilo e suas prioridades no vestir. De nada adiantaria comprar roupa de paetê se 90% do seu tempo é dedicado a trabalho e lazer com filhos. Ou comprar um brinco de corda colorida se seu estilo está mais ligado a acessórios mais sofisticados. Sair da zona de conforto não é deixar de ser quem você é, lembre-se disso.

Aproveite a tecnologia a seu favor

Hoje não é mais preciso sair de casa para acompanhar o que está na “vitrine”. Temos o instagram para isso. Aproveite que a maioria das marcas tem sites que exploram muito bem as imagens, busque marcas novas, entre em contato via what’s App e peça detalhes: Qual a formação do tecido? Qual o tamanho real? Quais opções de cores e estampas? Qual o peso do acessório? Mesmo que compre e depois tenha que trocar, as políticas de troca de lojas on-line são bem flexíveis e possibilitam  fazer isso com certa agilidade.

No serviço de consultoria completa, o personal shopper,  é uma das etapas práticas que minhas clientes mais aguardam. Este serviço também pode ser vendido separadamente com um objetivo pontual e é onde as clientes conseguem verificar os vícios em compras, que só abarrotam armários e não agregam nada visualmente.

Portanto, não se culpe em comprar se realmente você precisar, e caso não precise, que seu desejo vá agregar à sua imagem e, óbvio, que não faça um rombo em sua conta bancária.

Beijinhos!!

Evelyn Pupe
Evelyn Pupe
Consultora de Imagem e Estilo | Mãe de Dois | Transformando vidas de pessoas e empresas | evelyn@evelynpupe.com.br

Deixe uma resposta