O que vestir numa entrevista de emprego?

Toda vez que alguém me questiona sobre o que vestir para uma entrevista de emprego eu sempre dou a mesma resposta: depende da empresa, você a conhece?

As empresas vêm mudando muito de uma década pra cá, deixando um pouco a formalidade de lado e este movimento, entre outras coisas, está relacionado aos novos profissionais que têm chegado ao mercado de trabalho e que não querem ser “encaixotados” num padrão.

Embora a informalidade esteja mais presente, vale lembrar que a empresa que que está realizando a entrevista de emprego espera algo do entrevistado e isso inclui se vestir apropriadamente de acordo com a cultura daquela empresa.

Destaco aqui uma matéria da Exame que fala justamente sobre como as empresas vêm lidando com estas mudanças de dress code. 

Qual é o perfil da empresa onde farei entrevista de emprego?

Assim como as pessoas que estão conectadas em várias mídias sociais, as empresas também estão. Não apenas o site institucional pode oferecer informações, mas também a página corporativa no Linkedin é uma fonte para conhecer melhor a empresa na qual fará entrevista ou almeja fazer parte do quadro de colaboradores.

Portanto, o primeiro passo é entender a cultura da empresa para saber qual é o melhor vestuário por lá e não perder pontos com o entrevistador.

Estar bem vestido é estar adequado para a ocasião, seja ela qual for, é muito importante. Por exemplo, você não será visto com bons olhos se em uma entrevista de emprego em um escritório de advocacia você estiver usando um tênis super casual, aquela camisa de linho que amassa ou uma calça jeans bem confortável. Porém, num ambiente como empresa de games, não terá desaprovação logo na primeira impressão.

Mesmo com a aceitação da informalidade, ter um certo nível de refinamento trará maturidade e confiabilidade à sua imagem, afinal, toda empresa espera comprometimento e resultados.

7 Dicas de como se vestir bem para uma entrevista de emprego 

– Se for criterioso (a) a escolher uma cor, opte pelo azul. Esta cor transmite confiabilidade, transparência e credibilidade. É a cor favorita segundo Eva Heller, autora do livro A Psicologia das Cores.

– Evite o uso de malha (aquela que quando você puxa estica bem), prefira tecidos planos (não estica). São mais sofisticados e não marcam.

– Evite estampas de alto contraste, pois chamam muita atenção. Prefira as de médio contraste ou peças lisas.

– Para as mulheres, opte por maquiagem leve e acessórios que não façam barulho.

– Use roupas com bom caimento e no seu tamanho, nada de roupa justa ou larga demais.

– Costas eretas ou levemente inclinadas ao outro denota equilíbrio e interesse.

– Cumprimente com leve sorriso ao entrar e sair do local, abre muitas portas!

Pequenos detalhes trarão um diferencial à sua entrevista de emprego e podem te colocar à frente de seus concorrentes.

Boa sorte!

 

Evelyn Pupe
Evelyn Pupe
Consultora de Imagem e Estilo | Mãe de Dois | Transformando vidas de pessoas e empresas | evelyn@evelynpupe.com.br

Deixe uma resposta